A dermatite seborreica, também conhecida como eczema ou caspa, é uma inflamação que afeta a pele, especialmente o couro cabeludo, causando sintomas como vermelhidão e descamação.
Esse problema atinge principalmente os bebês nos primeiros meses de vida e normalmente desaparece naturalmente com cerca de um ano, sem a necessidade de tratamento.
Entretanto, quando afeta os adultos, pode se tornar uma condição crônica, apresentando períodos de piora e melhora.
Os principais sintomas da dermatite seborreica são:
Os sintomas destacados podem se agravar em situações de estresse ou quando expostos ao frio e ambientes secos.
Em casos graves, as manchas na pele podem engrossar, resultando em uma aparência mais gordurosa e amarelada, aumentando o risco de desenvolvimento de infecções no local.
O diagnóstico de dermatite seborreica é feito pelo médico dermatologista, por meio da avaliação dos sintomas apresentados.
Além disso, o profissional leva em consideração o histórico clínico do paciente e em quais situações o problema se agrava. Se costuma piorar nos momentos de ansiedade e estresse, por exemplo.
O médico ainda pode solicitar um exame de raspagem que irá retirar algumas células da pele para serem analisadas com auxílio do microscópio, para descartar outros problemas que podem causar sintomas semelhantes, como rosácea, por exemplo.
O tratamento para dermatite seborréica é realizado por meio da medicação receitada pelo dermatologistas, como:
Em alguns casos, a dermatite seborreica pode ser curada sem necessidade de tratamento, no entanto, em outros mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos na forma de comprimido, para o controle da inflamação na pele.
A médica dermatologista para dermatite seborreica é a Dra. Tassiana Mourão, dermatologista especialista em doenças capilares. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento 38 3221-0613.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para a Dra. Tassiana Mourão.