Quais os tipos de alergia de pele infantil?
Os tipos de alergia de pele infantil são diversos, desde assaduras, brotoejas, dermatites até as micoses. A Dra. Tassiana Mourão é especializada em dermatologia pediátrica e trata das alergias que afetam a pele das crianças.
A alergia de pele infantil, é um processo inflamatório que pode aparecer e desaparecer em determinados períodos.
Ela provoca coceira e ressecamento da pele no rosto, pescoço, cotovelos, e quaisquer outros membros inferiores ou superiores.
O principal motivo para o desencadeamento da alergia nem sempre é identificado, mas pode ocorrer pelo contato com a água, fralda, ou produtos de banho, além de suor excessivo, exposição à umidade de piscinas e até mesmo picada de insetos.
Em todos os casos, é possível ter êxito nos tratamentos, ainda que em algumas situações a alergia possa não ter cura, ela pode ser controlada de maneira parcial ou total.
Os principais tipos de alergia de pele infantil são:
- Dermatite de fraldas: normalmente acomete os bebês e trata-se de uma irritação que acontece pelo contato da pele com o xixi e o cocô. Geralmente, o local fica avermelhado, e a criança sente muita dor;
- Brotoeja: também chamada de miliária, é uma doença relacionada às glândulas sudoríparas que quando são obstruídas causam doenças como a brotoeja que é formada por pequenas bolhas de águas que se manifestam no tórax, pescoço e região de dobras;
- Dermatite atópica: doença comum na infância, especialmente nos pequenos que já possuem algum tipo de alergia, rinite e asma. A manifestação da doença ocorre nas áreas mais secas da pele, apresentando coceira. Isso acontece por uma reação exagerada de estímulos e penetração de substância irritantes, gerando inflamação as quais aparecem nos joelhos e cotovelos;
- Molusco contagioso: doença viral causada pelo parapoxírus. Uma condição contagiosa que afeta qualquer faixa etária. Se caracteriza por uma pequena pápula perolada que não provoca coceira. No entanto, qualquer mexida pode fazer com que o vírus se alastre;
- Micoses superficiais: conhecidas como dermatofitoses, são fungos que se localizam na superfície da pele, por meio de uma placa avermelhada e descamativa e pode surgir em qualquer região do corpo.
Além das doenças destacadas, a escabiose, verrugas e piolho também são motivos para uma avaliação com o médico dermatologista.
O que causa alergia de pele infantil?
As principais causas de alergia infantil na pele são:
- Alguns tipos de alimentos, especialmente os industrializados;
- Amaciante de roupas, sabão em pó e detergentes;
- Determinados tecidos de roupas;
- Fraldas;
- Produtos de higiene pessoal;
- Calor excessivo.
Quais os sintomas de alergia de pele infantil?
Os sintomas de alergia de pele infantil variam de acordo com a intensidade e causa do problema, os principais são:
- Aparecimento de bolinhas brancas ou vermelhas;
- Coceira em excesso;
- Descamação na pele;
- Irritação na região afetada;
- Pele áspera, seca, úmida ou com escama;
- Vermelhidão.
Na presença de um ou mais sintomas, é fundamental que o dermatologista seja procurado. As crianças não devem ser medicadas sem receituário médico. Em casos graves, como dificuldade de respirar ou inchaços na língua, deve-se acionar o serviço de emergência.
Dermatologista para alergia de pele infantil
Para agendar uma consulta com a dermatologista para alergia de pele infantil, Dra. Tassiana Mourão, basta entrar em contato com a central de atendimento 38 3221-0613.