A caspa é considerada uma forma leve de dermatite seborreica, caracterizada por descamação e coceira da pele na região do couro cabeludo.
A pele do couro cabeludo está em processo de renovação constante, ocorrendo sempre a produção de novas células e descamação do tecido morto. Conforme a camada superficial da pele vai se renovando, as células vão descamando e, em alguns casos, formam placas de tecido morto ao longo do couro cabeludo.
Embora não seja contagiosa e nem grave, a presença pode se tornar embaraçosa e difícil de tratar, sendo mal vista pelas pessoas que acreditam que o indivíduo com caspa não tem uma boa higiene.
As causas da caspa são variadas e normalmente dispõem de um componente genético, ou seja, costuma acometer mais de uma pessoa da mesma família. No entanto, outros fatores são:
Além dos fatores destacados, pacientes com algum tipo de doença também podem apresentar uma incidência maior de caspa do que o habitual, como portadores de HIV e outras condições que afetam o sistema imunológico, como a quimioterapia, por exemplo.
Os sintomas da caspa são o aparecimento de pequenos e finos flocos de pele morta que parecem pontinhos brancos distribuídos por todo o cabelo.
Quando é examinado, o couro cabeludo pode estar acometido de placas de pele morta aderidas e, em casos mais sérios, a descamação pode ser tão intensa que a caspa cai do cabelo e se acumula nos ombros e roupas do paciente.
Normalmente não há sinais de inflamação ao redor destas placas, porém o ato de coçar a cabeça frequentemente pode causar irritação e feridas em diversos pontos.
A caspa pode ser tratada por meios muito efetivos. No entanto, é muito comum que o paciente volte a apresentar episódios do problema.
Nos casos mais simples, basta lavar os cabelos diariamente com shampoos anti caspas que contenham, substâncias como:
Em casos de quadros mais severos, especialmente se houver dermatite seborreica associada à caspa, pode ser indicado shampoos anti fúngicos, como ciclopirox ou cetoconazol.
Também pode ser recomendado a administração de medicamentos orais à base de corticoides e loções.
É importante ressaltar que somente o dermatologista pode saber qual o melhor tratamento para cada caso.
Para agendar uma consulta com a dermatologista que trata a caspa em Montes Claros, a Dra. Tassiana Mourão, entre em contato com a central de atendimento 38 3221-0613.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para a Dra. Tassiana Mourão.